Segunda, 23 de Julho de 2018
Joel Paese

BLOG Diário da Política por Joel Paese

Doutor em Sociologia Política e Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Mato Grosso.

2017-08-17 18:13:56
A+ A A-

Causas da Corrupção na Política

Afirmar que o Ocidente — enquanto cultura — enfrenta uma de suas mais graves crises é uma platitude. Sim, é verdade. Mas alguns não entendem assim. Parece-lhes que vivemos no melhor dos mundos, com progressos nunca antes vistos e um com futuro radiante. Há pequenos ajustes a fazer, entretanto, eles admitem. O mais importante é retirar do caminho alguns obstáculos; os inimigos do progresso, por exemplo.

Mas de onde pode advir este entendimento? Sugiro uma hipótese. Trata-se de grupos que, de fato, se vêem como pertencentes a uma cultura que, nem de longe, lembra a cultura ocidental. Esta se fundamenta no que denomino “princípio da interioridade”. Trata-se de uma causa primeira do pensamento e da ação do homem radicada em seu interior e que o conecta com o fundamento do ser. Suas manifestações mais evidentes são o sentimento de culpa, a individualidade, uma cosmologia teleológica plena de sentido, a liberdade ordenada, a eternidade e a orientação para o transcendente. A cultura a que estes grupos se vinculam, por outro lado, é materialista, negadora da culpa individual, fundada no coletivo, em que impera uma cosmologia mecanicista na qual a realidade é uma disposição de fragmentos sem qualquer agregação por um sentido unificador e eterno. O pensamento e a ação do homem resultam de influxos exteriores, de natureza material, tão só.

Seu agente é o militante benevolente, um tipo bem peculiar de messias que acionará o milênio para salvar os demais indivíduos — pois ele já está salvo, é claro —, quer eles queiram ou não. Não visa o bem, mas a benevolência, esta imposição à toda a sociedade, pelo Estado, na maioria dos casos, de uma ideia corrompida do que é o bem. Para isso, os inimigos precisam ser identificados e eliminados, do contrário o processo não ocorrerá do modo e na velocidade desejada por ele. Nada mais negador dos fundamentos da cultura ocidental. Não por outra razão está em guerra com ela diuturnamente, sem tréguas nem piedade.

Como isto funciona, veremos nas próximas colunas.

Siga o CanaãBRASIL no Twitter e no Facebook  

LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

* E-mail:
* Senha:
Seja o primeiro a comentar esta matéria!