Quinta, 19 de Outubro de 2017
Por Marcia Oliveira  |  2017-06-08 11:49:26
A+ A A-

Os fatores que influenciam a permanência da mulher vítima de violência doméstica na relação conjugal

Este estudo trata-se do fenômeno violência doméstica contra a mulher e os fatores que influenciam a permanência da mulher vítima de violência doméstica na relação conjugal. Sabe-se que a mulher vítima de violência tende a apresentar conseqüências psicológicas, tais como depressão, estresse pós-traumático, dentre outras patologias.

Deste modo, buscou-se no presente trabalho definir e classificar os tipos de violência doméstica;identificar as conseqüências psicológicas da violência doméstica e verificar o perfil do agressor versus o perfil da vítima, a fim de compreender o que leva a mulher a permanecer na relação conjugal. Ressalta-se também o papel da equipe multiprofissional que visa prestar o apoio necessário as mulheres vítimas de violência doméstica.

O presente estudo foi embasado num enfoque literário, sendo este fundamentado através de livros, artigos científicos, dissertações, cartilhas e leis.

Os resultados deste trabalho apontam que os fatores relacionados à permanência da mulher no ciclo de violência envolvem o medo do divórcio, receio em perder a guarda dos filhos, o vínculo emocional e/ou financeiro com o companheiro agressor, dentre outros aspectos.

Marcia Oliveira é Tecnóloga em Segurança Pública e presidente do Projeto Defesa da Mulher e Qualidade de vida

Siga o CanaãBRASIL no Twitter e no Facebook  

LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

* E-mail:
* Senha:
Seja o primeiro a comentar esta matéria!